segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

É difícil ser sério!

Bom, já diria um jargão que aprendi há um tempo atrás:

"Sério é aquele que quando fode, não ri!"


Em outras palavras, é bem difícil ser sério.

Volta e meia, no meu trabalho, escuto umas pérolas das pessoas quem vêm buscar atendimento.
Usucampião, separamento, escuite(!), célebro... e por aí vai!
Até aí "tudo bem"!
Compreendendo o nível educacional da classe operária (e lúmpem proletariado) em todo mundo e sua falta de acesso à educação, essas coisas nem me parecem engraçadas. Aliás, muito pelo contrário!

Agora, pela lógica do sério, é muito difícil não ter vontade de dar risada de umas pérolas que soltam lá na minha salinha. Algumas pessoas ultrapassam o nível da ignorância e atingem o hilário.
Ignorância esta provocada, sistêmica!
A pessoa não é ignorante porque quer e sim porque a sua condição social não a permitiu que se emancipasse, mesmo que minimamente, no que diz respeito à carga mínima de conhecimento comum.
(Ah! E vão tomá no cu com o exemplo do Sílvio Santos com seu caxotinho de madeira e do tio do MST que vende as terras. Antes que eu me esqueça!)
É uma discussão não tão simples, pela quantidade de fatores inerentes a ela, mas de fácil compreensão. Isso, lógico, sempre respeitando a requisito mínimo dos dois neurônios, senão fica difícil.

Mas, enfim, em outras poucas, e boas, palavras: Chamar alguém de ignorante não quer dizer xingá-lo!

Voltando à alma do texto, a pérola de hoje me causou maus bocados. Foi difícil de conter o riso!
Como falei, algumas coisas a gente releva, nem acha graça.
Sei que de certa forma é podre, mas foi engraçado.

Entra a mulher: (Sem nem me dar tempo pra desejá-la o inútil "bom dia!" de praxe)

Mulher: "Moço, escuite, é que eu tô com uns poblema..."

Eu: "Pois não! - com o bom dia ainda entalado na garganta - Pra quê a senhora precisa de advogado?"

Mulher poblemática: "Ah! Eu quero adevogado pra pensão alimentíssima!"

[...]

Tic-Tac!Tic-Tac! Tic-Tac!

Pensão A-LI-MEN-TÍS-SI-MA...

Hummm...

Fiquei pensando no cabeçalho da petição onde o advogado endereçaria o pedido ao juízo competente:


Excelentício Senhor Doutor Juiz de Direito da __Vara da Família
[...]
Ação de Execução de Pensão Alimentíssima.




É complicado...

0 comentários:

Postar um comentário

  © Original Blogger template PingooIgloo re-designed to BLOGBUSTER by Oak Blogger XML Skins 2009

Back to TOP